Saturday 31 October 2009

TV lixo

Li hoje na capa do jornal 24 Horas que "produtor, críticos e colegas" de Bárbara Guimarães tinham analisado o porquê do novo programa por ela apresentado, "M/F", estar a ser um autêntico fracasso...
... e fiquei deveras preocupado! Preocupado com duas coisas. Em primeiro lugar, se eu tivesse amigos que fossem para os jornais falar dos meus fracassos, que raio de amigos seriam esses!!! E em segundo lugar, a SIC está a ser gerida por cegos! Porque se o produtor do programa e os colegas da SIC da Bárbara andam a divagar sobre qual (ou quais) o(s) factor(es) que faz com que o M/F esteja a ser um fracasso, é porque não veem o programa!!!!!!
Porque só um cego (e mesmo este tem de ser também surdo) é que não percebe que o programa é um fracasso de audiências porque - como é que posso dizer isto sem ser bruto? - é uma bosta!!!
E não me venham com estórias que o mal está na (não existente) química com o "humorista" (e membro dos Cebola Mol nos tempos livres - ou será ao contrário?) Eduardo Madeira. Nem que ali estivesse o George Clooney aquilo se salvava!!!!

Aliás, parece que nesta "tv season" o que está a dar são as parcerias "desenquadradas", duplas com personalidades completamente diferentes, e que tal como acontece no M/F, não conseguem salvar um formato que eu proponho designar de "nado morto", algo que à partida já falhou, um cemitério de ideias entregue a duvidosas glórias da nossa querida televisão para o encher ainda mais de defuntos!

Talvez por isso (mas não só por isso) cada vez mais pessoas escolhem os canais de enlatados estrangeiros AXN e Fox, em vez de mamarem com as mesmas caras de sempre, a fazer as mesmas porcarias de sempre, mas agora com uma roupa mais cool e num formato um pouco diferente de antes...

Monday 26 October 2009

O desfibrilador... e a estupidez de quem acha que tudo sabe!

Haverá palavra mais difícil de dizer que "desfibrilador"? Eu acho que não, pelo menos para mim! E desde ontem que não se fala de outra coisa, por causa do jovem norte-americano jogador de basketball da Ovarense que morreu ao intervalo.
Hoje estava no carro a caminho de mais uma consulta da minha querida grávida quando ligo a TSF e oiço um suposto entendido no assunto (alguém do Instituto Ricardo Jorge) a dizer que o desportista não teria morrido se houvesse um desses "desfibri-blah-blah-blah" no pavilhão.

E eu passei-me!!! Como é que ele sabe? Estava lá para ver? Falou com o paramédico que socorreu o atleta? Fez a autópsia logo ali no balneário?

Como é que ele sabe que o jovem podia ser trazido de volta à vida com a maquineta e não pensou no facto de ele ter sofrido um ataque cardíaco fulminante, do qual não há volta a dar?

Quando é que esta gente dita responsável e responsabilizadora aprende a fechar a boca ou então a responder apenas que é cedo para se saber se o ataque teria volta ou não? Está mais que provado que um aparelho de choques desse impede um número bastante elevado de mortes em situações de ataque cardíaco súbito, mas quando é fatal nem o mais potente deles pode fazer o coração voltar a bater!!!

E isso demora tempo a concluir, meus amigos!!!

Sunday 25 October 2009

Nobel's, Religião e etc's...

Em primeiro lugar, um pedido de desculpas. Um pedido de desculpas a vocês, meu leitores. Vocês leitores que não sei quem são nem quantos são, muito menos de onde são. Mas são, e por isso merecem desculpas. Porque eu tenho sido preguiçoso, não tenho vindo aqui escrever assíduamente como prometi. Podia inventar tretas e mandar a poeira para os vossos olhos, dizer que ter a namorada grávida é complicado, que andei numa roda viva a organizar o Seixal Graffiti, que os meus pais mudaram da minha casa para a deles e eu estou a mudar para lá novamente. Mas não. Basta de tretas, tangas e afins: não tenho vindo escrever porque sou preguiçoso! Tenho tido tempo para jogar Mafia Wars ou actualizar o Facebook, por isso estar ocupado nunca seria desculpa.

Para quem está longe - e muitos dos amigos que tenho vivem ainda por terras britânicas - se calhar tem passado um pouco ao lado a polémica sobre Saramago e o seu recente livro. Sim, novamente as palavras Saramago e polémica são usadas na mesma frase. Tudo por culpa de "Caim", a última publicação do Nobel da Literatura, e pela forma irónica como descreve esta história biblica.

Quer dizer, a culpa até nem é do livro, porque parece que ninguém ainda teve oportunidade de o ler. Mas Saramago tem aproveitado para voltar a meter farpas no dorso da Igreja Católica, com esta a reagir e levando outros ao histerismo. De repente, muita gente lembrou-se que é católica e vai de falar da sua justiça. Depois, os telejornais teem aproveitado a deixa e encher chouriços com reportagens e inquéritos sobre o que é ser católico e se se lê a Bíblia ou não.

A mim chateiam-me mais essas falsas indignações, esse fenómeno de "Maria vai com as outras" tão típico do ser-se português, o "deixa-me aproveitar e bater em quem já está no chão", do que propriamente o Saramago achar que a Bíblia "é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". Fui educado num colégio católico e vou à igreja ao domingo, mas nem por isso acho que devo tomar como ofensivas as declarações de Saramago. Cada um pensa como quer e ninguém é obrigado a ter a Bíblia na mesa de cabeceira para se considerar temente a Deus. Além disso, todos com certeza passámos reuniões familiares com aquele parente - próximo ou distante - que já conta com 86 anitos... know what I mean? ;)

PS - Toda esta conversa de religião fez-me lembrar que esta semana voltei à minha Catedral (a da Luz, do meu Benfica), e de como foi bom rever todas as alegrias/tristezas de anos e anos de devoção.

Monday 12 October 2009

Progresso?

Isto de andar atrás de emprego tem as suas vantagens. Uma delas é voltar a calcorrear as ruas de Lisboa, voltar a enamorar-me pelos seus becos e ruelas, revisitar as antigas capelinhas da juventude animada e inconsequente.
Mas Lisboa mudou um pouco. Parece que não, mas estes quatro anos e meio em que estive fora transformaram qb a minha capital. Parece mais cosmopolita, mais artista, mais entertainer. Está definitivamente mais fashion do que estava quando parti.
Mas hoje vi algo que, apesar de ser algo que nunca tinha visto noutra qualquer cidade, capital de país industrializado ou não, nem por isso me agradou: os telemóveis teem rede dentro do metropolitano!
Sim, mesmo debaixo de terra, sob os estabelecimentos comerciais às moscas e as filas intermináveis de trânsito a qualquer hora do dia (será que a população investiu em camiões-cisterna e tem um depósito de gasolina no quintal, para desperdiçar em filas diariamente?), os telemóveis tocam, os seus donos atendem e falam o tempo que for necessário, enquanto circulam a alta velocidade de estação para estação.

Deviam ter visto a minha cara quando, mal se fecharam as portas da carruagem no Marquês de Pombal, o meu telemóvel começa a tocar e eu consegui fazer uma conversa normal, clara e sem cortes até ao Saldanha, duas paragens depois!!! Sinceramente, preferia que ele não tivesse rede, como dantes.
É que este era mesmo o unico sítio onde dantes nos podiamos resguardar de ouvir gritinhos infantis, risos estridentes, conversas alheias e o que a senhora do lado fez com o namorado ou comeu para ao almoço!!!

Dizem que é o progresso... eu respondo: bah!!!! que se dane o progresso, se fôr para mais disto!!

Sunday 4 October 2009

E porque se celebra hoje o Dia Internacional dos Animais...

... aqui fica o KEIKO, o mais recente membro da familia, encontrado faz tres dias dentro do motor de um carro estacionado. Segundo o veterinario, tem dois mesitos de idade e ja faz as delicias aqui de casa!!!