Wednesday 26 January 2011

WTF????

Mas já não bastava a estória de quererem mudar os signos agora vai desaparecer a freguesia onde nasci????

Sunday 23 January 2011

Fiasco eleitoral

Para quem somente hoje acordou de um processo de hibernação de mais de 15 dias, Portugal está hoje a ir a votos para escolher quem será o próximo Presidente da República.

Ou melhor, Portugal DEVERIA estar hoje a ir a votos. Infelizmente, parece que a percentagem de abstenção poderá atingir números elevados, graças a um complot entre a Comissão Nacional de Eleições e a comunicação social. Que outro nome podemos chamar ao que se passa desde manhã junto às mesas de voto de norte a sul?

Liguei a televisão pelo meio dia e foi com espanto que ouvi, entre crónicas dando conta que todos os candidatos e líderes partidários tinham já exercido o seu direito, estarem a existir problemas na identificação dos votantes que possuem cartão do cidadão, pois estes não sabem qual o seu número de eleitor. Concerteza um engano, pensei. Eu tenho cartão do cidadão e mudei de residência, e quando o levantei, tive o cuidado de perguntar como se procedia agora o recenciamento eleitoral. Se teria de dar baixa na freguesia onde sempre votei ou recenciar-me novamente na freguesia onde resido agora. "Não se preocupe", acalmou-se a senhora da Loja do Cidadão. Somos agora um país modernizado, informatizado, não precisa fazer mais nada, basta ir com o cartão do cidadão à mesa de voto e lá encontrará o seu nome nas listas.

PURO ENGANO!!! As filas de pessoas a tentar votar e não conseguirem são enormes e desafiam a lògica! Parece que, para quem tem cartão do cidadão, não basta apresentá-lo na mesa de voto e exercer o seu direito: tem de ir ao site do apoio ao eleitor ou à Junta de Freguesia da sua residência, para que lhe seja dado o número pelo qual agora consta nos cadernos.

Eu fui ao site antes e ir votar e consegui o número em míseros 15 minutos (estava lento entrar, e parece que depois o site foi-se mesmo abaixo!) mas muitos desistiram de votar quando perceberam que a demora ultrapassava os 60 minutos!

E com isto deixo duas questões, obviamente rectóricas:

1 - Onde ficou o serviço público da comunicação social, que deveria ter informado que era necessário este procedimento, em vez de dedicar o seu tempo a relatar picardias infantis entre candidatos adultos?

2 - Qual será o primeiro candidato a usar este facto como principal desculpa para não ter sido eleito, quando soarem as 19 horas?

Thursday 20 January 2011

16 Jan 2011 - tracklist



Primeira emissão do Electro Domésticos no seu novo horário, todos os domingos entre as 23 horas e a 1 da manhã.



Tracklist:

Layo & Bushwacka! - Love Story

Au Revoir Simone - Shadows

Tinchy Stryder - You're Not Alone

Beth Ditto - Open Heart Surgery (novidade)

Flight Facilities - Crave You

Florence and the Machine - Drumming Song (Jack Beats Remix)

Fragma - Toca's Miracle

Justice vs Simian - We Are Your Friends

Britney Spears - Hold It Against Me

Boys Noize - Yeah

Gemma Fox - Crazy Crush

Willow Smith - Whip My Hair (Tinnie Tempah Remix) (novidade)

Orelha Negra - A Cura


Count and Sinden - Addicted to You
Overseer - Supermoves
Scissor Sisters - Any Which Way (Carte Blanche Remix)

Chromeo ft La Roux - Hot Mess

Breakage - Fighting Fire (novidade)

Duck Sauce - Barbra Streisand

Spor - Aztec

Nero - Me & You

Noisia - Stigma

Duffy - Well Well Well (DJ Prince 90s House Remix) (novidade)

Dada Life - Love Vibrations

Vitalic - Poison Lips

Sub Focus - Timewarp

Pendulum - Crush

Felix Da Housecat - Elvi$

Chase and Status - Blind Faith (Loadstar Remix) (novidade)

Wednesday 19 January 2011

Ainda sobre o assassinato de Carlos Castro...

Ponderei muito sobre se deveria escrever sobre a morte violenta do cronista social Carlos Castro. Já passou algum tempo, já se tem escrito tanto sobre o assunto, nada do que escreveria seria novidade ou opinião revolucionária...

Mas acontece que ontem de manhã ouvi na Antena 1 uma crónica que me fez decidir escrever umas linhas (breves) sobre o assunto.
Tenho imensa pena de não me recordar do nome da senhora que assinava o testemunho, até porque subscrevo tudo o que ela disse, em género, grau e número.

Pedia a senhora na rádio que fizessemos o seguinte exercício: Mantendo a história tal como a conhecemos, troquemos o rapaz de 21 anos por uma rapariga de 21 anos. Simples, certo?
Que conclusões seriam tirados pela sociedade anónima em relação a este crime hediondo?
Tal como a senhora na Antena 1, eu também sou da opinião que rapidamente se ergueriam vozes a apontar o dedo a essa "galdéria", que se envolveu com um homem muito mais velho, conehcido, "famoso", em busca de proveito próprio, fama, notoriedade. A rapariga seria julgada, condenada e executada na praça pública, de preferência em directo nos três canais televisivos.

Voltemos ao caso original - um rapaz de 21 anos, presumivelmente heterossexual, envolvido com um homossexual assumido de 65 anos - e analisemos as diferenças: páginas do Facebook de apoio ao jovem, correntes de solidariedade, comentários para lá de ridículos a cada nova notícia publicada nos sites noticiosos, etc...

Vivemos numa sociedade egoista, intriguista, cuscuvilheira, isso já dava como certo. O que me tem chocado é o sair da sombra de uma mentalidade tacanha, extremamente homofóbica, a roçar o criminoso, e que parece não ser rebatida nem combatida pela sociedade portuguesa.

Esqueçemo-nos que este "coitadinho" assassinou uma pessoa, independentemente da sua orientação social? Que esteve quatro horas de volta do corpo a mutila-lo da maneira mais vil possível?

Chegámos ao ponto que haver desculpa por se ser um assassino, se esse crime for cometido contra homossexuais? Que país é este onde nasci e cresci?

Monday 17 January 2011

Portugal em alta na Wallpaper (ou como eu adoro revistas)

Algo que ficou da minha meia década de anos passados em Londres foi o impulso - quase incontrolável - de ler revistas (quem consegue entrar na R.D. Franks e sair de lá de mãos a abanar que levanta o braço!!). Algumas comprava ocasionalmente, quando o assunto me interessava; outras tinham aquisição mensal obrigatória. A grande maioria acompanhou o meu regresso a Lisboa, e enchem quase duas estantes no escritório (para desespero da cara-metade, verdade seja dita!).
Isto tudo para dizer que tenho tentado continuar com tal propósito (o de comprar mensalmente os títulos que mais gosto) mas tem sido algo complicado. Primeiro, Lisboa não tem a mesma quantidade de oferta que Londres (se bem que a livraria do Xenon Restauradores e a Bulhosa do Oeiras Parque estão muitíssimo bem recheadas). Segundo porque os preços são para lá de proibitivos, ainda para mais tendo em conta o poder de compra dos dois países!

Senão vejamos: a Wallpaper custa em Londres 4,5 libras; Em Portugal desembolsamos 9 euros, exactamente o dobro. Se adicionarmos a esta factura a Vogue inglesa (difícil de encontrar), a Dazed & Confused, a i-D, a Jalouse, a Juxtapoz e a Wad, são para cima de 50 euros que se deixa na papelaria a cada mês. Um luxo!, oiço-vos a exclamar. E têm toda a razão, mas não consigo resistir à tentação.

E, por vezes, somos de alguma forma recompensados com alguns artigos que nos tocam um pouco mais de perto. E isso acontece na edição de Janeiro da Wallpaper. Dedicada ao que nos reserva num futuro próximo nas artes, design, arquitectura, moda e empreendedorismo, li com agrado o destaque dado a Catarina Portas (página 98) e à sua marca Vida Portuguesa, bem como na conversão dos antigos quiosques lisboetas em cafés da moda.

Gostei igualmente de ver o restaurante "Viajante" na shortlist para os Design Awards 2011 da prestigiada revista. Localizado na antiga town hall (junta de freguesia) de Bethnal Green (Patriot Square, E2 9NF), em Londres, Viajante é a aposta do chef luso Nuno Mendes, que deixou o lisboeta Bacchus para rumar à capital britânica e ali espantar todos com os gostos e aromas tradicionais portugueses.

E para terminar em beleza uma edição para encher de orgulho cada um de nós, nada como chegar à última página da revista e, abismados, verificarmos que o prato gastronómico deste mês (sempre escolhido por um artista de renome internacional) é a portuguesíssima Bifana (ou como lhe chamam na revista, "Bife ana"). Parece que o artista deste mês, o escultor Richard Wentworth, ficou para sempre encantado com as bifanas que comeu (e come regularmente) no restaurante londrino Eagle (159 Farringdon Road).

E de repente não é que me deu vontade de ir até à Cervejaria Berlenga, na Rua Barros Queirós (aos Restauradores)?

Tuesday 11 January 2011

Produtos alimentares asiáticos e ingleses em Lisboa

Para quem, como eu, residiu um longo período na Grã Bretanha, e se habituou a cheiros e sabores, marcas e conceitos, vai compreender a minha alegria por ter encontrado a Ayur.

Trata-se de uma pequena loja exclusivamente dedicada à venda de produtos e marcas importadas directamente do Reino Unido. Ali encontramos os molhos Sharwoods, os chás PG Tips, as bolachas Fox entre muitos outros produtos.
É verdade que é hoje possível encontrar alguns produtos britânicos nos maiores hipermercados, mas pelo menos aqui temos muito mais variedade.

A loja está localizada na Av. Visconde de Valmor, 34A, mas pode-se ver a gama de produtos, encomendar e comprar através do website www.ayur.com.pt

Só não vende Pimm's :(

Monday 10 January 2011

Novo ano, novo horário!!!


Com a chegada de 2011, o Electro Domesticos muda de quinta para domingo e passa a ter uma emissão alargada a duas horas, das 23 à uma da manhã!!!

Best of 2010 - Radio Amplitude

No passado dia 2 de Janeiro, apresentei na Radio Amplitude uma emissão especial de 3 horas de duração e onde apresentei aqueles que foram, na nossa opinião e tendo em conta diversas publicações internacionais, os melhores 40 discos de 2010.

Para quem não conseguiu ouvir, aqui fica a tabela e o respectivo podcast:

40 - Brothers by The Black Keys
39 - Teen Dream by Beach House
38 - Interpol by Interpol
37 - King Of The Beach by Wavves
36 - Stuck On Nothing by Free Energy
35 - Lisbon by The Walkmen
34 - Contra by Vampire Weekend
33 - Astro Coast by Surfer Blood
32 – Beat the Devil’s Tattoo by Black Rebel Motorcycle Club
31 - Recovery by Eminem
30 – We Are Born by Sia
29 - Odd Blood by Yeasayer
28 – Night Work by Scissor Sisters
27 - Diamond Eyes by Deftones
26 - Swim by Caribou
25 - Congratulations by MGMT
24 – Featuring… by Norah Jones
23 – Danger Days by My Chemical Romance
22 - Man on the Moon 2: The Legend of Mr Rager by Kid Cudi
21 - Head First by Goldfrapp
20 - Champ by Tokyo Police Club
19 – Rock Dust Light Star by Jamiroquai
18 – Strange Weather, Isn’t It? by !!!
17 - MAYA by MIA
16 - Crazy For You by Best Coast
15 - My Beautiful Dark Twisted Fantasy by Kanye West
14 - The Drums by The Drums
13 - Further by The Chemical Brothers
12 - One Life Stand by Hot Chip
11 - This Is Happening by LCD Soundsystem
10 – Magnetic Man by Magnetic Man
9 - How I Got Over by The Roots
8 - The Suburbs by Arcade Fire
7 - The Lady Killer by Cee Lo Green
6 - Body Talk by Robyn
5 - Crystal Castles by Crystal Castles
4 - High Violet by The National
3 - Mark Ronson and the Business Intnl. - Record Collection
2 - The Archandroid by Janelle Monae
1 - Plastic Beach by Gorillaz

Podcast:
http://www.mediafire.com/?5s2f2nahvylk9hp