Thursday 3 September 2009

Uma matrícula estrangeira elimina células cerebrais

Quem o diz sou eu, e não nenhum estudo científico como aqueles que costumamos ler vindos de obscuros "Institutos" ou "Universidades" norte-americanas, que nos dizem por exemplo que "os objectos distantes são mais difíceis de ver" (conclusão verdadeira de um estudo da Universidade de Washington).

Ora sendo eu titular de um carro de matrícula estrangeira, e ainda por cima inglesa (conduzo do "lado errado" do carro, pois então), posso testemunhar que há com certeza uma ligação entre conduzirmos em Portugal e a morte de parte do nosso querido cérebro nos outros condutores.

Em primeiro lugar, e mesmo depois de termos abolido a Ditadura em 1974, aderido à União Europeia em 86 e termos todos televisão por cabo com canais estrangeiros à quase tanto tempo, ainda é engraçado ver a cara das pessoas ao ultrapassarem um carro inglês.

Depois, e ainda mais grave que a aparente curiosidade/estranheza em ver um carro com o volante do lado direito do carro, parece que há algo no cérebro que se desliga e, de repente, esquecem-se todas e quaisquer regras de trânsito!

Qual prioridade nas rotundas? Qual sinal de stop? Qual limite de velocidade? "O gajo é inglês e por isso eu aqui faço como me apetece, que ele nem sabe se as regras que aprendeu lá servem para aqui...", parece ser o denominador comum para a grande maioria dos condutores das estradas/ruas portuguesas ao ver uma matrícula que não é igual à deles.

Eu, claro, ando muito preocupado. Se calhar vou ter de meter algures o cachecol do Benfica, um cãozinho que só diz que sim no vidro de trás e uma Nossa Senhora de Fátima no tablier da frente, para mostrar que estou perfeitamente adaptado à realidade portuguesa, apesar do meu carro ser estrangeiro. Se calhar depois disso eles param de me apitar mesmo quando sou eu que estou a cumprir as regras de trânsito e eles não!

PS - Sabiam que cada país da União Europeia tem as suas exigências em matéria do que é necessário trazer no porta-bagagens para usar em caso de acidente? França exige que os coletes reflectores estejam já dentro do carro (no porta-luvas ou até vestidos!), para quando se mete o pé fora da viatura já os trazer postos. Exige também um triângulo, um kit de luzes de substituição, um estojo de primeiros-socorros e um extintor! E se o carro não tem a letrazinha correspondente ao país de onde é, toca a comprar um íman e colocar atrás, que o francês não tem de estar a puxar pela cabecinha e pensar que, se o condutor conduz na direita do carro, então o carro deve ser inglês...

Já Espanha dispensa o extintor e o kit das luzes, mas exige dois triângulos. Para quê? para quem vem ilegalmente na contramão saber que eu estou empanado? Não me parece que nesse caso o meu maior problema seja a falta do segundo triângulo à frente do carro...

4 comments:

  1. Sempre me perguntei sobre qual seria a sensação de conduzir um carro inglês em Portugal!

    Obrigado pela ajuda

    E eu que pensava que a desvantagem seria apenas ultrapassar e tirar o bilhete das portagens e parques de estacionamento! Afinal será eventualmente mais perigoso daquilo eu pensava

    ReplyDelete
  2. Essas exigências francesas e espanholas sao só para franceses e espanhóis. A UE deliberou que assim é porque se um gajo quiser ir de carro visitar a UE toda, tem que levar outro carro para as tralhas que cada pais exige.
    E a malta fica a olhar para o teu carro inglês por mera curiosidade. O meu cérebro funciona por inteiro em todas as alturaa.

    ReplyDelete
  3. Olá Rui. Se essas exigências fossem apenas para franceses e espanhóis, porque haveria o Governo britânico de gastar milhões na criação e impressão de flyers e de empregar gente para os distribuír nos portos de saída para França, apenas a carros de matrícula inglesa? E quantos motoristas portugueses conheces que foram multados em Espanha por não levarem dois triângulos no porta-bagagens? Olha que eu conheço bastantes...
    Lamento informar-te mas estás enganado. As leis de condução de um país são para todos os carros que por nele circulam, e nessas leis de condução estão incluídas as tralhas a levar contigo no porta-bagagens... mesmo que isso signifique levar outro carro só para as transportar.

    ReplyDelete