Sunday 25 October 2009

Nobel's, Religião e etc's...

Em primeiro lugar, um pedido de desculpas. Um pedido de desculpas a vocês, meu leitores. Vocês leitores que não sei quem são nem quantos são, muito menos de onde são. Mas são, e por isso merecem desculpas. Porque eu tenho sido preguiçoso, não tenho vindo aqui escrever assíduamente como prometi. Podia inventar tretas e mandar a poeira para os vossos olhos, dizer que ter a namorada grávida é complicado, que andei numa roda viva a organizar o Seixal Graffiti, que os meus pais mudaram da minha casa para a deles e eu estou a mudar para lá novamente. Mas não. Basta de tretas, tangas e afins: não tenho vindo escrever porque sou preguiçoso! Tenho tido tempo para jogar Mafia Wars ou actualizar o Facebook, por isso estar ocupado nunca seria desculpa.

Para quem está longe - e muitos dos amigos que tenho vivem ainda por terras britânicas - se calhar tem passado um pouco ao lado a polémica sobre Saramago e o seu recente livro. Sim, novamente as palavras Saramago e polémica são usadas na mesma frase. Tudo por culpa de "Caim", a última publicação do Nobel da Literatura, e pela forma irónica como descreve esta história biblica.

Quer dizer, a culpa até nem é do livro, porque parece que ninguém ainda teve oportunidade de o ler. Mas Saramago tem aproveitado para voltar a meter farpas no dorso da Igreja Católica, com esta a reagir e levando outros ao histerismo. De repente, muita gente lembrou-se que é católica e vai de falar da sua justiça. Depois, os telejornais teem aproveitado a deixa e encher chouriços com reportagens e inquéritos sobre o que é ser católico e se se lê a Bíblia ou não.

A mim chateiam-me mais essas falsas indignações, esse fenómeno de "Maria vai com as outras" tão típico do ser-se português, o "deixa-me aproveitar e bater em quem já está no chão", do que propriamente o Saramago achar que a Bíblia "é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana". Fui educado num colégio católico e vou à igreja ao domingo, mas nem por isso acho que devo tomar como ofensivas as declarações de Saramago. Cada um pensa como quer e ninguém é obrigado a ter a Bíblia na mesa de cabeceira para se considerar temente a Deus. Além disso, todos com certeza passámos reuniões familiares com aquele parente - próximo ou distante - que já conta com 86 anitos... know what I mean? ;)

PS - Toda esta conversa de religião fez-me lembrar que esta semana voltei à minha Catedral (a da Luz, do meu Benfica), e de como foi bom rever todas as alegrias/tristezas de anos e anos de devoção.

3 comments:

  1. Olha sobre o Benfica até podemos trocar algumas ideias já que vamos regressar a Londres!

    Comédia em português... em Londres!

    No próximo dia 22 de novembro, (20:30pm) os comediantes António Raminhos e Pedro Miguel Ribeiro vão estar em Londres para a 2.ª noite de stand-up comedy em português. Depois do sucesso de Março (casa quase cheia com portugueses, brasileiros, cabo-verdianos e até marcianos) eles regressam com mais parvoíces. Aparece, leva amigos e divulga.Mais informações aqui: http://antonioraminhos.blogspot.com/ e http://tugaemlondres.blogs.sapo.pt/

    ReplyDelete
  2. Oh Antonio, amigo. Eu nem precisava que me viesses alertar que ias a Londres fazer stand-up! A minha grande amiga Ana Filipa tem tratado de divulgar isso. O problema é que eu ja deixei Londres faz 3 meses!!! Mas podemos sempre trocar essas ideias sobre o Benfica quando fizeres stand-up por aqui. Eu prometo que vou!!

    ReplyDelete
  3. É sempre bom saber o que por aí se vai passando, visto pelos olhos de alguém que como tu "vê mais além"!
    Bjinhos

    ReplyDelete