Monday 12 October 2009

Progresso?

Isto de andar atrás de emprego tem as suas vantagens. Uma delas é voltar a calcorrear as ruas de Lisboa, voltar a enamorar-me pelos seus becos e ruelas, revisitar as antigas capelinhas da juventude animada e inconsequente.
Mas Lisboa mudou um pouco. Parece que não, mas estes quatro anos e meio em que estive fora transformaram qb a minha capital. Parece mais cosmopolita, mais artista, mais entertainer. Está definitivamente mais fashion do que estava quando parti.
Mas hoje vi algo que, apesar de ser algo que nunca tinha visto noutra qualquer cidade, capital de país industrializado ou não, nem por isso me agradou: os telemóveis teem rede dentro do metropolitano!
Sim, mesmo debaixo de terra, sob os estabelecimentos comerciais às moscas e as filas intermináveis de trânsito a qualquer hora do dia (será que a população investiu em camiões-cisterna e tem um depósito de gasolina no quintal, para desperdiçar em filas diariamente?), os telemóveis tocam, os seus donos atendem e falam o tempo que for necessário, enquanto circulam a alta velocidade de estação para estação.

Deviam ter visto a minha cara quando, mal se fecharam as portas da carruagem no Marquês de Pombal, o meu telemóvel começa a tocar e eu consegui fazer uma conversa normal, clara e sem cortes até ao Saldanha, duas paragens depois!!! Sinceramente, preferia que ele não tivesse rede, como dantes.
É que este era mesmo o unico sítio onde dantes nos podiamos resguardar de ouvir gritinhos infantis, risos estridentes, conversas alheias e o que a senhora do lado fez com o namorado ou comeu para ao almoço!!!

Dizem que é o progresso... eu respondo: bah!!!! que se dane o progresso, se fôr para mais disto!!

5 comments:

  1. Quando dás noticias para um cafézito?ou quando vens ter comigo para um almoço rápido aqui na zona do Restelo? Beijinhos, muitos!!

    ReplyDelete
  2. Ah não é só o de Lisboa; o metro de Paris também tem rede (sinal de progresso) mas infelizmente muitas estações não tem escadas rolantes (o progresso não chegou para tudo :D)

    ReplyDelete
  3. POis mas em Toronto o metro nao tem rede,
    Lx esta mesmo evoluida

    ReplyDelete
  4. Bruxelas já tem rede no metro há que tempos!! Bem antes de Lisboa!
    Havias de ter visto a minha cara depois de ter estado 10 meses fora de Lisboa, em 2004, aquando do meu estágio em França e ver que havi TVs no metro! Era eu com ar de parva e a minha amiga semi-envergonhada a dizer que aquilo era normal e para eu parar com os disparates.
    xx

    ReplyDelete