Wednesday 19 January 2011

Ainda sobre o assassinato de Carlos Castro...

Ponderei muito sobre se deveria escrever sobre a morte violenta do cronista social Carlos Castro. Já passou algum tempo, já se tem escrito tanto sobre o assunto, nada do que escreveria seria novidade ou opinião revolucionária...

Mas acontece que ontem de manhã ouvi na Antena 1 uma crónica que me fez decidir escrever umas linhas (breves) sobre o assunto.
Tenho imensa pena de não me recordar do nome da senhora que assinava o testemunho, até porque subscrevo tudo o que ela disse, em género, grau e número.

Pedia a senhora na rádio que fizessemos o seguinte exercício: Mantendo a história tal como a conhecemos, troquemos o rapaz de 21 anos por uma rapariga de 21 anos. Simples, certo?
Que conclusões seriam tirados pela sociedade anónima em relação a este crime hediondo?
Tal como a senhora na Antena 1, eu também sou da opinião que rapidamente se ergueriam vozes a apontar o dedo a essa "galdéria", que se envolveu com um homem muito mais velho, conehcido, "famoso", em busca de proveito próprio, fama, notoriedade. A rapariga seria julgada, condenada e executada na praça pública, de preferência em directo nos três canais televisivos.

Voltemos ao caso original - um rapaz de 21 anos, presumivelmente heterossexual, envolvido com um homossexual assumido de 65 anos - e analisemos as diferenças: páginas do Facebook de apoio ao jovem, correntes de solidariedade, comentários para lá de ridículos a cada nova notícia publicada nos sites noticiosos, etc...

Vivemos numa sociedade egoista, intriguista, cuscuvilheira, isso já dava como certo. O que me tem chocado é o sair da sombra de uma mentalidade tacanha, extremamente homofóbica, a roçar o criminoso, e que parece não ser rebatida nem combatida pela sociedade portuguesa.

Esqueçemo-nos que este "coitadinho" assassinou uma pessoa, independentemente da sua orientação social? Que esteve quatro horas de volta do corpo a mutila-lo da maneira mais vil possível?

Chegámos ao ponto que haver desculpa por se ser um assassino, se esse crime for cometido contra homossexuais? Que país é este onde nasci e cresci?

1 comment:

  1. Totalmente de acordo! Ja tinha feito esse exercicio e a unica conclusao a que cheguei e' que se fosse uma uma miuda seria uma "galderia oportunista".
    Estou chocada com os comentarios que tenho lido, embora tenha lido muito poucos, porque me horrorizam tanto quanto o crime!

    ReplyDelete