Sunday 23 January 2011

Fiasco eleitoral

Para quem somente hoje acordou de um processo de hibernação de mais de 15 dias, Portugal está hoje a ir a votos para escolher quem será o próximo Presidente da República.

Ou melhor, Portugal DEVERIA estar hoje a ir a votos. Infelizmente, parece que a percentagem de abstenção poderá atingir números elevados, graças a um complot entre a Comissão Nacional de Eleições e a comunicação social. Que outro nome podemos chamar ao que se passa desde manhã junto às mesas de voto de norte a sul?

Liguei a televisão pelo meio dia e foi com espanto que ouvi, entre crónicas dando conta que todos os candidatos e líderes partidários tinham já exercido o seu direito, estarem a existir problemas na identificação dos votantes que possuem cartão do cidadão, pois estes não sabem qual o seu número de eleitor. Concerteza um engano, pensei. Eu tenho cartão do cidadão e mudei de residência, e quando o levantei, tive o cuidado de perguntar como se procedia agora o recenciamento eleitoral. Se teria de dar baixa na freguesia onde sempre votei ou recenciar-me novamente na freguesia onde resido agora. "Não se preocupe", acalmou-se a senhora da Loja do Cidadão. Somos agora um país modernizado, informatizado, não precisa fazer mais nada, basta ir com o cartão do cidadão à mesa de voto e lá encontrará o seu nome nas listas.

PURO ENGANO!!! As filas de pessoas a tentar votar e não conseguirem são enormes e desafiam a lògica! Parece que, para quem tem cartão do cidadão, não basta apresentá-lo na mesa de voto e exercer o seu direito: tem de ir ao site do apoio ao eleitor ou à Junta de Freguesia da sua residência, para que lhe seja dado o número pelo qual agora consta nos cadernos.

Eu fui ao site antes e ir votar e consegui o número em míseros 15 minutos (estava lento entrar, e parece que depois o site foi-se mesmo abaixo!) mas muitos desistiram de votar quando perceberam que a demora ultrapassava os 60 minutos!

E com isto deixo duas questões, obviamente rectóricas:

1 - Onde ficou o serviço público da comunicação social, que deveria ter informado que era necessário este procedimento, em vez de dedicar o seu tempo a relatar picardias infantis entre candidatos adultos?

2 - Qual será o primeiro candidato a usar este facto como principal desculpa para não ter sido eleito, quando soarem as 19 horas?

No comments:

Post a Comment